sexta-feira, 5 de maio de 2017

Modelo Cabo-verdiana confessa ter sofrido Bullying na adolescência



Cariane Santos ou Cary como é mais conhecida, é uma jovem muito alegre, anda sempre com um sorriso de ponta a ponta, mas o que muitos não sabem é que por detrás desse sorriso já se encontraram escondidas muitas lagrimas por ter sofrido bullying adolescência.


“Canela seku, girafa, magricela, canela sima verguinha, po di bassora” esses eram os comentários que ela tinha de ouvir todos os dias pela manhã. Esses comentários diminuíam a sua autoestima, e fizeram com que pensasse que nunca ia ser aceite pela sociedade pois sentia-se diferente. Mas o que não sabia era que ela não era diferente mas a sociedade é que não sabe aceitar algo ou alguém que não esteja dentro do padrão que temos pré-definido mentalmente. Pois o que aqui em Cabo Verde chamamos de “pó de bassora” e desvalorizamos no exterior se chama “elegante” e é procurado.
Muitas vezes acordava sem vontade de ir para escola, o motivo todos já sabem. Cariane agradece muito a sua querida mãe, pois era uma das poucas pessoas com que ela podia contar e sempre lhe fazia sentir melhor.

Mas chega uma época em que Cariane cansa e começa a pensar no futuro e nas oportunidades, já que era “ magra” resolveu tentar a sorte como modelo, mas mais uma vez ela deixou-se levar pelo medo pois tinha baixa autoestima por sofrem bullying. Porem com a ajuda e apoio das suas amigas e principalmente da sua mãe ela foi fazer o casting para entrar na agencia Vaiss Model e foi uma das primeiras a ser selecionada. Desta forma aos 16 anos assinou o seu primeiro contrato (na verdade quem assinou foi a mãe pois na época ela era menor) e começou a “cultivar o seu campo” como modelo. Logo no início da carreira começou chamar atenção pela atitude com que fazia os seus trabalhos. Desde então tem feito vários desfiles com estilistas conceituados como: Cindy Monteiro, Josefa da Silva, Sónia Tavares, Greta Tulipani, AFE (African fashion Event)  entre outros. Da mesma forma também já fez muitas secções de fotos e participou em grandes eventos nacionais como: Noite Branca, Vaiss Fashion Day e entre outros desfiles privados. No entanto também conta que já perdeu algumas oportunidades por não ser muito alta, mas nunca se deixou intimidar por isso. O foco agora é esquecer o passado e seguir em frente.

Foto tirada na internet



A modelo é um dos vários exemplos de pessoas que sofreram bullying em Cabo Verde. Outro exemplo recente é o adolescente Alvaro Spencer que foi humilhado na internet por ser “ gordo” e querer participar no concurso de mister do liceu Mira Flores. Mesmo com todos os problemas que o bullying tem causado, ele ainda não é considerado um crime aqui em cabo verde.




Cariane Santos é linda e esbelta, tem um sorriso apaixonante, é simpática e amável, seu corpo já nasceu moldado, tem as medidas exatas para ser uma grande modelo. Ela é um exemplo de superação, mesmo com tudo o que passou não olhou para trás em nenhum momento, já pisou em vários palcos, já fez varias secções, já participou em grandes eventos, é a miss UNICV 2016,e agora tem como principal objetivo pisar em palcos internacionais.

O importante é não desistir, e não se deixar levar pelas opiniões, pois as opiniões são relativas e nunca iras encontrar uma única opinião sobre um assunto, e nunca conseguiras agradar a todos pois se és magra irão te criticar, se és gordo também irão te criticar, se és feia irão de humilhar, se és bonita acontece a mesma coisa. Então é melhor ser quem tu és e fazeres o que tu gostas.

Sem comentários: