sábado, 22 de abril de 2017

Uso do Cabelo natural ganha mais espaço na sociedade cabo-verdiana


 
Modelo Stephany Amado
Por muito tempo o cabelo liso era visto como “o belo, o ideal, o perfeito”. Mulheres e crianças cabo-verdianas usavam químicos porque achavam que assim se tornavam mais belas. O cabelo crespo era motivo de “txokota”. As meninas tinham que fazer tranças porque senão eram ridicularizadas, então a solução era colocar químicos no cabelo para se alcançar o sonho de ter um cabelo perfeito. Quando iam viver no exterior sofriam bullyng por causa do cabelo (ainda sofrem em muitos países), desta forma eram obrigadas a dar o famoso “desfrisante”.

Atualmente a realidade se difere e muito. Agora várias mulheres cabo-verdianas optam por usar o cabelo natural fazendo o bc (big chop= grande corte) e deixando o cabelo crescer de novo e de forma natural.
Antes e depois do big chop
Cleidyana Semedo 


Pode-se notar que as mulheres que usam o cabelo natural estão a ficar cada vez mais vaidosas e amando mais o seu cabelo natural. Cuidam do cabelo como se cuida de um filho, mimam o cabelo como se mima um filho.
Modelo Dalila Santos
O uso de químicos no cabelo reduziu consideravelmente, agora em vez dos químicos optam por usar as três madrinhas mágicas: a hidratação, a reconstrução e a nutrição, que são feitas com produtos naturais, a maioria dos ingredientes podem ser encontrados na sua cozinha. Muitos daqueles que não conhecem o assunto podem estar a perguntar o que é que os produtos de cabelo podem estar a fazer na cozinha? Pois é, atualmente as mulheres usam produtos de cozinha como: vinagre de maça, azeite, açúcar, café, mel, maisena, cenoura entre outros vários ingredientes para deixar o cabelo mais forte, para faze-lo crescer mais rápido e deixa-lo com mais brilho.
Mas a tendência de usar o cabelo natural não caiu apenas sobre as mulheres, pois os homens estão cada dia mais vaidosos com o seu cabelo natural e a investir cada vez mais e mais nele. Em cada esquina pode se encontrar um rapaz com o seu cabelo todo arrumado e cheiroso, que causa inveja a qualquer mulher.
Luis Rodrigues


Ilidio Perreira
Para muitos o “cabelo bedjo” (como é dito por muitos aqui em Cabo Verde) transmite sensação de poder. O “cabelo bedjo” faz parte da nossa identidade cultural, no entanto é importante lembrar que cada um é livre para escolher qual tipo de cabelo usar, pois se uma cabo-verdiana quiser alisar o cabelo por livre e espontânea vontade, ninguém deve critica-la assim como se uma cabo-verdiana quiser assumir o seu cabelo natural ninguém tem o direito de lhe criticar tambem.

Jornalista: Sandrine Borges

Sem comentários: